Apresentação

Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., é a nova designação da PortoLazer, empresa municipal que, após a sua recente alteração estatuária, passou a englobar, para além das áreas do desporto e da animação, também a cultura, até aqui na esfera da Câmara Municipal.


É o inaugurar de um novo capítulo, pleno de oportunidades e desafios, que resulta de uma reflexão e de uma ideia principal: a de que o Porto pode ser uma cidade onde tudo pode acontecer, em todo o lado.

Este conceito de cidade global implica, necessariamente, uma articulação entre diferentes áreas e a construção de uma programação fluída, simultaneamente popular, erudita e cosmopolita, estendida a todas as geografias e públicos.

Tal como o Porto, que é habitado e frequentado por pessoas diversas, também a programação aqui desenvolvida terá de refletir essa diversidade, articulando todas as propostas possíveis e que façam sentido na lógica de uma cidade multipolar, onde cultura, desporto e entretenimento podem acontecer em qualquer altura e, simultaneamente, em todos os lugares, mesmo nos mais improváveis.

Este encontro particularmente feliz entre cultura, desporto e entretenimento provará, como acreditamos, que o todo é sempre maior do que a soma das partes, e que é possível, sem preconceitos e lugares-comuns, olhar a cidade como se ela fosse, de facto, um só equipamento.

Enquanto bastidor, mas também enquanto ator de intervenção privilegiado na cidade, a Ágora perseguirá, em linha com as prioridades elencadas pelo Executivo, a construção de uma cidade culta, irreverente e diversa, estimulando a criação e promoção artísticas, investindo em projetos e eventos de referência, potenciando o diálogo entre a cidade e os seus vários públicos.

Mais do que pensar e refletir sobre a cidade, queremos ser um agente ativo e recetivo, que atua tanto na esfera contemporânea como na mais popular, assegurando uma programação coerente e diversa, arrojada e sustentada, onde cultura, desporto e entretenimento caminham em sintonia, ajudando a derrubar fronteiras e barreiras, ocupando e expandindo-se sobre todos os territórios, sobre toda a cidade.