Apresentação

O desporto e a prática de atividade física constituem uma importante componente da vida quotidiana dos munícipes, com reflexos importantes e diretos na sua qualidade de vida, no seu desenvolvimento social e no seu bem-estar físico e psicológico.


Por delegação do Município do Porto, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M., tem a seu cargo a promoção da prática da atividade física e desportiva na cidade, assim como a gestão do parque desportivo municipal (pavilhões, piscinas e grandes campos).


Como uma cidade culta e animada também se quer saudável, é nossa missão promover, fomentar e incentivar a prática da atividade física regular pelas várias camadas da população, com um esforço constante de adequação da oferta às necessidades e especificidades dos diferentes grupos-alvo.

Para dar resposta a esse desígnio, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M., apresenta ofertas para crianças, jovens e seniores, incluindo modalidades de desporto adaptado, desporto de formação, assim como múltiplas iniciativas desenvolvidas em parceria com o movimento associativo, universidades e politécnicos, juntas de freguesia e municípios da Área Metropolitana do Porto.

Em paralelo, a Ágora - Cultura e Desporto E.M., promove uma série de programas regulares ao ar livre, apoiando ainda a organização dos mais variados eventos desportivos na cidade. Num caso e noutro, sempre com propostas dirigidas a todas as faixas etárias, adaptadas a cada momento e a cada espaço.
Na gestão das instalações desportivas municipais, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M., proporciona uma oferta com mais de 40 modalidades, indoor e outdoor.

Objetivos gerais
Promover o desporto e a atividade física são fatores determinantes na construção de uma cidade que se quer cada vez mais coesa, inclusiva, moderna e sustentável.

Tal como na cultura, na coesão social e na economia, esse é também um desígnio do Executivo e uma das metas a perseguir pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto.

Objetivos estratégicos

Aumentar e requalificar as infraestruturas desportivas da cidade, de forma a proporcionar mais e melhores condições para a prática desportiva;

Apoiar os clubes, as coletividades e as associações, encontrando soluções conjuntas para a requalificação das suas infraestruturas desportivas (próprias ou sob a sua gestão);

Garantir uma gestão eficiente, integrada e global do parque desportivo da cidade, capaz de garantir a sua maximização e rentabilização, evitando duplicidades e redundâncias;

Valorizar o desporto no seu todo, desde o desporto de alta competição à atividade física informal, envolvendo os vários agentes desportivos da cidade, o meio associativo e as juntas de freguesia.