Porto Sem Barreiras

Consciente da importância da promoção de comportamentos saudáveis, da criação de momentos de encontro e realização pessoal e de condições objetivas que potenciem a igualdade de oportunidades a todos os portuenses no acesso à atividade desportiva, a Ágora - Cultura e Desporto E.M. oferece condições especiais a instituições da cidade, diretamente ligadas ao desporto adaptado.


Estas condições especiais traduzem-se na cedência gratuita de alguns espaços para a prática de modalidades desportivas adaptadas diversas.


Da mesma forma, são disponibilizados os mesmos espaços e equipamentos para treinos de seleções nacionais de desporto adaptado.


Contactos: 

Telefone: 226 199 860

Polidesportivo dos Choupos

Situado na freguesia de Ramalde, o Polidesportivo Exterior dos Choupos é constituído por um campo em relva sintética preparado para Futebol de 7.


O espaço dispõe de 2 balneários para os atletas, bem como balneário para a equipa de arbitragem.


Morada:

Rua dos Plátanos
4100- 414 Porto

Contactos: 

Telefone: 226 199 860
Fax: 226 199 869

De Volta à Forma

De Volta à Forma é um programa inovador de reabilitação física especificamente desenvolvido para doentes oncológicos dos centros hospitalares do Grande Porto.


O programa é promovido pela Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e pela Ágora - Cultura e Desporto E.M., com a colaboração do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, cujos alunos monitorizam as atividades.


O objetivo do programa é a reabilitação física dos doentes e o combate à perda de massa muscular após os tratamentos. Cada participante tem a oportunidade de usufruir de um plano totalmente gratuito durante três meses, que será sempre antecedido de uma avaliação física.


As aulas do programa são gratuitas e realizam-se às quartas e sextas-feiras, entre as 16 e as 17, horas, na Piscina Municipal da Constituição.


Para se inscreverem ou saberem mais informações, deverão contactar a APLL, através dos números 225 488 000 ou 914 349 313.   

Pavilhão Fontes Pereira de Melo

Morada:

Rua Professor Damião Peres, 44
4100 - 198 Porto 

Contactos:
Programas

PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA


Porque entendemos que o desporto pode e deve ser alargado aos espaços exteriores, aproveitando as fantásticas condições que a cidade oferece para a prática desportiva ao ar livre, desenvolvemos vários programas regulares que tornam o desporto verdadeiramente acessível a todos. 


Pavilhão Irene Lisboa

Morada:

Rua de Cervantes
4050 - 186 Porto 

Contactos:
Anda Porto

Através deste programa de sensibilização para a prática de caminhadas e de corridas na cidade, a Ágora - Cultura e Desporto E.M. apresenta um percurso pedonal ao longo da marginal e vários percursos permanentes de orientação.


O percurso pedonal desenvolve-se entre a Rotunda Cidade do Salvador (vulgarmente conhecida pela Rotunda da Anémona) e a Rotunda do Freixo, estando identificado por placas de sinalética a cada quilómetro. Assim, os utilizadores podem facilmente controlar o seu treino, através da distância percorrida. As placas, além da indicação de todo o percurso, também fornecem conselhos úteis para quem corre ou caminha.


Com o apoio do Grupo Desportivo 4 Caminhos, a Ágora - Cultura e Desporto E.M. disponibiliza a toda a população percursos permanentes de orientação que permitem combinar exercício, competição e a descoberta de espaços como o Parque da Cidade, o Parque do Covelo ou Parque de São Roque. Em seguida, pode ver e descarregar os vários mapas disponíveis.  


Porto Antistress

Iniciativa da Runporto com o apoio da PortoLazer. Consiste num programa de corrida e caminhadas organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física e com o apoio de técnicos de saúde.


A participação é gratuita e não é necessário efetuar inscrição, basta comparecer no local, à hora anunciada. Devem trazer roupa e calçado confortável.


Periodicidade:

Domingos de manhã, duas vezes por mês (datas).


Local

Parque Oriental da Cidade (Campanhã).


Horário:

10h00.

Baixa em Forma
Durante os meses de junho, julho e setembro, realiza-se a edição de 2017 do Baixa em Forma, programa da PortoLazer que leva um conjunto de atividades desportivas para a rua. A Praça de D. João I volta a ser a base da iniciativa, que este ano apresenta mais de uma dezena de modalidades: acroyoga, andebol de rua, aulas de academia, basquetebol de rua, boccia, hóquei em campo, crossfit, cycling, grit, orientação, paddel, skate, ténis de rua e voleibol de rua.

As atividades dirigem-se a públicos de todas as idades e têm participação livre, sendo que a maior parte decorre aos sábados, de manhã. Excecionalmente, duas sessões terão lugar na Praça do Metro da Trindade*.

Eis o calendário completo do Baixa em Forma 2017:

3 de junho
- 10 horas: Orientação
- 10 horas: Acroyoga*
- 10horas: Mega-aula de Body Combat

10 de junho
- 10 horas: Tai chi*

17 de junho
- 10 horas: Orientação
- 10 horas: Zumba

23 de junho
- 10 horas: Boccia Sénior (Torneio de São João)

1 de julho
- 10 horas: Grit

1-2 de julho
- 10 horas: Basquetebol de Rua (3x3)

6-9 de julho
- 10 horas: Paddle

8 de julho
- 10 horas: Orientação
- 10 horas: Body Attack

8-9 de julho
- 10 horas: Ténis de Rua

15 de julho
- 10 horas: RPM

22 de julho
- 10 horas: Orientação
- 10 horas: Grit

27-29 de julho
- 10 horas: Skate (half-pipe)

29 de julho
- 10 horas: Sh'bam

2 de setembro
- 10 horas: Orientação

4-9 de setembro
- 10 horas: Andebol de Rua

9 de setembro
- 10 horas: Orientação
- 10 horas: Body Jam

10 de setembro
- 10 horas: Hóquei em Campo (Torneio de Veteranos e de Sub-11)

11-15 de setembro
- 10 horas: Voleibol de Rua

16 de setembro
- 10 horas: Zumba

17 de setembro
- 10 horas: Jogos Crossfit

23 de setembro
- 10 horas: Orientação
Parque Desportivo de Ramalde

Após vários anos ao abandono, o antigo "Campo de Ramalde", como era conhecido, foi reabilitado pela Câmara Municipal e devolvido novamente aos clubes e atletas da cidade, passando a ser gerido pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto.


As obras de requalificação, num investimento de mais de 700 mil euros, permitiram dotar o equipamento desportivo de uma uma pista de atletismo em tartan, com seis corredores e medidas oficiais (de acordo com as normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo), e de um campo de relva sintética de última geração, homologado para a prática de futebol de 11 e de rugby (segundo as especificações da FIFA Pro e da World Rugby, respetivamente.). O complexo reabriu as portas em abril de 2017.


A requalificação do antigo INATEL incluiu, ainda, a colocação de quatro novas torres de iluminação, com dois níveis de luminosidade (treino e competição), a instalação de um sistema de drenagem de águas de rega e pluviais, a substituição das redes de águas quentes e respetivas caldeiras, adaptando-as a gás natural, assim como a requalificação dos balneários e intervenção nas zonas ajardinadas exteriores.


O Parque Desportivo de Ramalde é atualmente utilizado por várias equipas da freguesia e da cidade, nomeadamente, pelas equipas de formação e de futebol feminino do Boavista Futebol Clube, dos escalões de formação e seniores do Ramaldense Futebol Clube, no caso do futebol; pelas equipas do Centro do Atletismo do Porto (CAP), Boavista e Associação de Atletismo do Porto, no caso do atletismo; e, no caso do rugby, pelas três equipas da cidade que atualmente se dedicam a esta modalidade: Sport Clube do Porto, CDUP e Escola de Rugby do Porto.


O parque tem também horários livres para utilização da população.


Situado na Rua do Dr. Aarão Lacerda, o Parque Desportivo de Ramalde ocupa uma área total de 55.100 metros quadrados, de acordo com um projeto datado dos finais dos anos 60 e da autoria do Arquiteto Alexandre Sousa. 


Na sequência de um protocolo assinado entre a autarquia e o Governo, em fevereiro de 2015, as instalações do equipamento foram cedidas à Câmara do Porto por um período de 20 anos, passando a sua gestão a ser assegurada pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto E.M.. Após esta primeira intervenção, o objetivo da Câmara do Porto é avançar com a requalificação da envolvente, transformando-a num parque de fruição aberto à população.

Pavilhão Leonardo Coimbra
Morada:
Rua do. Pintor António Cruz 99, 
4150-086 Porto
Contacto:
Porto em Boa Forma
Ao longo de todo o ano, o programa Porto em Boa Forma proporciona um conjunto diverso de atividades desportivas no espaço público. Em vários pontos da cidade é possível praticar diversos desportos, com caráter lúdico, competitivo, de experimentação e de exibição. As atividades dirigem-se a públicos de todas as idades e têm participação livre.
Orientação

Com o apoio do Grupo Desportivo 4 Caminhos, a PortoLazer disponibiliza a toda a população percursos permanentes de orientação que permitem combinar exercício, competição e descoberta no Parque da Cidade, no Parque do Covelo e no Parque de São Roque.


Em seguida, pode ver e descarregar os vários mapas disponíveis. Depois, só têm de partir à descoberta.

Infraestruturas desportivas

A Ágora - Cultura e Desporto E.M., tem sob sua responsabilidade a gestão das várias infraestruturas desportivas municipais, nas quais se incluem a Rede Municipal de Piscinas (3), a Rede Municipal de Pavilhões (7) e a Rede de Grandes Campos (4).


As atividades desenvolvidas nas várias infraestruturas desportivas sob gestão da Ágora - Cultura e Desporto, E.M., são mantidas através de um conjunto de técnicos superiores de desporto e outros prestadores de serviços, devidamente habilitados.  


Esta atividade assenta num atendimento público de qualidade e numa ampla oferta desportiva. Nestes equipamentos, desenvolvem-se anualmente mais de 40 modalidades desportivas e outras atividades físicas diversas. 

Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel

Inaugurada a 31 de Maio de 2000, a Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel permite a prática de várias modalidades aquáticas. Esta instalação possui um tanque de mergulho e uma sala de cardiofitness.


Valências: 

- Natação para bebés entre os 8 e os 36 meses

- Natação para crianças entre os 3 e os 15 anos 
- Natação para adultos a partir dos 16 anos
- Utilização livre
- Hidroginástica
- Cardiofitness
- Mergulho (tanque de mergulho com 10x10m e 5m de profundidade)
- Zumba
- Xceed
- Pilates
- Treino Funcional


Descontos: 

- 50% na renovação e nas mensalidades para aderentes que efetuem a sua renovação até 30 de setembro;
- 50% até ao final da época para aderentes que renovem a partir de 1 de outubro e que tragam um novo aderente (desconto válido para os dois), exceto cartão verde;
- 50% na inscrição e mensalidade até ao final da época para novas inscrições que tragam um novo aderente (desconto válido para os dois), exceto cartão verde.

Morada:
Rua Diogo Botelho
4150-262 Porto

Contactos: 
Telefone: 22 617 95 98
Fax: 22 618 62 08

Domingos em Forma

Uma iniciativa da Ágora - Cultura e Desporto E.M. que consiste num programa de corrida e caminhadas organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física e com o apoio de técnicos de saúde.


A participação é gratuita e não é necessário efetuar inscrição, basta comparecer no local, à hora anunciada. Devem trazer roupa e calçado confortável.


Periodicidade: 

Domingos de manhã, duas vezes por mês.

Local:  
Pavilhão Municipal do Lagarteiro (ponto de encontro)
Parque Oriental da Cidade do Porto (caminhada)

Horário: 
10h00

Pavilhão do Lagarteiro

Morada:

Avenida Francisco Esteves
4300 - 005 Porto 

Contactos:

Capacita Desporto
Dias com Energia

O programa Dias com Energia é uma iniciativa regular da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora - Cultura e Desporto E.M., que oferece aulas gratuitas de pilates, ioga e tai chi. A participação é gratuita e não implica inscrição. Aos interessados basta comparecer no local, à hora anunciada, e levar roupa e calçado confortável.


As aulas decorrem nas manhãs de sábado, sempre no seguinte horário:    

- Pilates: das 9 às 10 horas;
- Ioga: das 10 às 11 horas;
- Tai chi: das 11 às 12 horas.


Entre outubro e maio, as sessões decorrem no Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo, de maio a outubro nos Jardins do Palácio de Cristal. No verão, o programa estende-se a outros espaços verdes do Porto, como o Parque da Cidade.

Campo Sintético do Viso

Situado na freguesia de Ramalde, zona do Viso, junto à Estrada Exterior da Circunvalação, o Campo Sintético do Viso é constituído por um campo em relva sintética, preparado para a prática de hóquei em campo e futebol de 11. O campo possui iluminação de estádio e dispõe de capacidade para se disputarem jogos oficiais ou torneios particulares nas duas modalidades .


O recinto apresenta quatro balneários, com capacidade para 18 atletas cada, um balneário para a equipa de arbitragem e uma bancada com capacidade para cerca de 300 pessoas.


Morada: 
Rua Direita do Viso 
4250 Porto

Contactos: 
- Telefone: 226 199 860
- Fax: 226 199 869

Apresentação

O desporto e a prática de atividade física constituem uma importante componente da vida quotidiana dos munícipes, com reflexos importantes e diretos na sua qualidade de vida, no seu desenvolvimento social e no seu bem-estar físico e psicológico.


Por delegação do Município do Porto, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M., tem a seu cargo a promoção da prática da atividade física e desportiva na cidade, assim como a gestão do parque desportivo municipal (pavilhões, piscinas e grandes campos).


Como uma cidade culta e animada também se quer saudável, é nossa missão promover, fomentar e incentivar a prática da atividade física regular pelas várias camadas da população, com um esforço constante de adequação da oferta às necessidades e especificidades dos diferentes grupos-alvo.

Para dar resposta a esse desígnio, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M., apresenta ofertas para crianças, jovens e seniores, incluindo modalidades de desporto adaptado, desporto de formação, assim como múltiplas iniciativas desenvolvidas em parceria com o movimento associativo, universidades e politécnicos, juntas de freguesia e municípios da Área Metropolitana do Porto.

Em paralelo, a Ágora - Cultura e Desporto E.M., promove uma série de programas regulares ao ar livre, apoiando ainda a organização dos mais variados eventos desportivos na cidade. Num caso e noutro, sempre com propostas dirigidas a todas as faixas etárias, adaptadas a cada momento e a cada espaço.
Na gestão das instalações desportivas municipais, a Ágora - Cultura e Desporto, E.M., proporciona uma oferta com mais de 40 modalidades, indoor e outdoor.

Objetivos gerais
Promover o desporto e a atividade física são fatores determinantes na construção de uma cidade que se quer cada vez mais coesa, inclusiva, moderna e sustentável.

Tal como na cultura, na coesão social e na economia, esse é também um desígnio do Executivo e uma das metas a perseguir pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto.

Objetivos estratégicos

Aumentar e requalificar as infraestruturas desportivas da cidade, de forma a proporcionar mais e melhores condições para a prática desportiva;

Apoiar os clubes, as coletividades e as associações, encontrando soluções conjuntas para a requalificação das suas infraestruturas desportivas (próprias ou sob a sua gestão);

Garantir uma gestão eficiente, integrada e global do parque desportivo da cidade, capaz de garantir a sua maximização e rentabilização, evitando duplicidades e redundâncias;

Valorizar o desporto no seu todo, desde o desporto de alta competição à atividade física informal, envolvendo os vários agentes desportivos da cidade, o meio associativo e as juntas de freguesia.

Piscina Municipal de Cartes

Inaugurada a 10 de Novembro de 2001, a Piscina Municipal de Cartes dispõe de um tanque com 25x10m, onde se realizam aulas de hidroginástica, natação para bebés, crianças e adultos.


Valências:

- Natação para bebés entre os 8 e os 48 meses
- Natação para crianças em diferentes níveis de aprendizagem (1, 2, 3 e 4)
- Natação para adultos em fase de iniciação ou aperfeiçoamento
- Hidroginástica

Descontos:
- 50% na renovação e nas mensalidades para aderentes que efetuem a sua renovação até 30 de setembro;
- 50% até ao final da época para aderentes que renovem a partir de 1 de outubro e que tragam um novo aderente (desconto válido para os dois), exceto cartão verde;
- 50% na inscrição e mensalidade até ao final da época para novas inscrições que tragam um novo aderente (desconto válido para os dois), exceto cartão verde.

Morada:
Alameda de Cartes
4300-088 Porto

Contactos: 
Telefone: 22 539 01 11
Fax: 22 539 01 13

No Porto a Vida é Longa

No Porto a Vida é Longa (NPVL) é um programa que incentiva os maiores de 60 anos, residentes no Porto, à prática desportiva regular. As atividades são preparadas e orientadas por profissionais de desporto e visam reforçar a flexibilidade, a força (fundamental para evitar as quedas) e a resistência.


Atividades disponíveis: 

Ginástica, Corpo e Mente - Tai Chi, Atividades aquáticas, Boccia, Cardiofitness, Danças Latinas, Zumba, Yoga, Pilates e Cycling.


Periodicidade do programa: 

Todos os dias úteis, de janeiro a dezembro, com interrupção no período de férias (julho e agosto).


Locais: 

Complexo Desportivo Monte Aventino e Piscinas Municipais: Cartes, Constituição e Eng.º Armando Pimentel (Pasteleira).


Inscrições: 

As inscrições mantêm-se sempre abertas, desde que haja vagas disponíveis e, se necessário, poderão surgir mais horários ou modalidades.

35€ / ano (inclui 2 aulas semanais de 2 modalidades à escolha).

Opcional: + 5€ / ano por cada modalidade adicional.


Contactos: 

Telefone: 226 199 860 (Serviços Centrais da Ágora - Cultura e Desporto E.M.) ou em qualquer instalação aderente.


Centro Municipal de Marcha e Corrida

Num projeto dinamizado em colaboração com a Federação Portuguesa de Atletismo, a cidade do Porto proporciona dois centros municipais de marcha e corrida, localizados, respetivamente, no Parque da Cidade do Porto, junto ao viaduto do Edifício Transparente, e no Parque do Covelo


Todas as terças e quintas, às 19 horas, e aos sábados, pelas 10 horas, é possível realizar caminhadas ou corrida em grupo no Parque da Cidade, de forma orientada por especialistas na área.


No Parque do Covelo, as atividades decorrem às segundas e quartas-feiras. Às 16 horas, são organizadas caminhadas e, pelas 19 horas, há corridas. Aos sábados, corre-se e caminha-se a partir das 10 horas.


Os interessados em participar podem inscrever-se em https://www.fpatletismo.pt/


Piscina Municipal da Constituição

Esta piscina foi inaugurada a 28 de julho de 1967 e remodelada em dezembro de 1997. Apresenta uma elevada qualidade de serviços na área de atividades aquáticas. Oferece igualmente um serviço complementar de cardiofitness, musculação e duas salas para a prática de desportos de combate e aulas de grupo.


Valências:

- Natação para bebés entre os 8 e os 48 meses
- Natação para crianças entre os 4 e os 15 anos
- Natação para adultos a partir dos 16 anos
- Hidroginástica
- Hidrobike
- Pilates
- Cardiofitness
- Musculação
- Circuit-Training
- Localizada
- Hip-Hop
- Judo
- Contemporâneo
- Zumba
- Street Dance
- 100%

Descontos:
- 50% na renovação e nas mensalidades para aderentes que efetuem a sua renovação até 30 de setembro;
- 50% até ao final da época para aderentes que renovem a partir de 1 de outubro e que tragam um novo aderente (desconto válido para os dois), exceto cartão verde;
- 50% na inscrição e mensalidade até ao final da época para novas inscrições que tragam um novo aderente (desconto válido para os dois), exceto cartão verde.

Morada:
Rua Almirante Leote do Rêgo
4200 - 260 Porto

Contactos:
Telefone: 22 507 33 00

Missão Férias@Porto

Todos os anos, nas duas semanas das Férias da Páscoa e o fim do ciclo letivo, a Ágora - Cultura e Desporto E.M. promove a Missão Férias@Porto, iniciativa dirigida a crianças e adolescentes, dos 6 aos 15 anos.


O programa apresenta uma forte componente desportiva - com modalidades individuais e coletivas, em interior e ao ar livre -, mas inclui, também, oficinas, várias atividades lúdicas, sessões de cinema, passeios e até um acampamento.


A iniciativa decorre de segunda a sexta-feira, entre as 09,00 e as 17,30 horas, e tem três polos como base: o Complexo Desportivo do Monte Aventino e os pavilhões municipais Irene Lisboa e do Viso. 


Para obter mais informação, podem contactar a Missão Férias@Porto através do telefone 937700085 ou do email missaoferias@agoraporto.pt.


Este programa está registado no IPDJ com o n.º 140/DRN.