Galeria Municipal do Porto

Situada nos jardins do Palácio de Cristal, a Galeria Municipal do Porto foi projetada pelo arquiteto José Manuel Soares. Inaugurada em 2001, dispõe de uma área expositiva de 1.500 m² dividida em dois pisos.


A Galeria Municipal do Porto apresenta um programa regular de exposições e eventos dedicados à arte contemporânea, desenvolvendo projetos também nos domínios do design e da arquitetura. Com a missão de apresentar exposições que promovam uma reflexão sobre as tendências artísticas e discursivas contemporâneas, a Galeria Municipal do Porto promove debate, investigação e disseminação de ideias em torno das artes.

Desde que reiniciou a sua atividade em 2014, a Galeria Municipal do Porto tem colaborado com parceiros nacionais e internacionais na programação e comissariado de exposições, performances e debates, estimulando envolvimento a longo prazo através do seu projeto educativo e editorial. 

Entre 2014 e 2016, a Galeria Municipal do Porto apresentou, em média, quatro exposições coletivas por ano dedicadas a múltiplos assuntos contemporâneos. 

Foi reestruturada programaticamente em 2017, com a direção artística de Guilherme Blanc, passando a apresentar um programa anual regular de exposições e eventos dedicados à arte contemporânea, que promovem uma reflexão sobre as tendências artísticas e discursivas da prática artística de hoje, promovendo o debate, a investigação e a disseminação de ideias em torno da produção artística nacional e internacional. 

A Galeria Municipal do Porto é um espaço com entrada livre e conta com a Fundação EDP como mecenas principal. 

Objetivos estratégicos: 

> Promover o interesse pela arte, com particular incidência sobre a arte contemporânea;
> Formar públicos, sensibilizando-os para a apreciação e compreensão do fenómeno artístico contemporâneo, e do património artístico contemporâneo da cidade;
> Estimular a compreensão sobre a arte da cidade do Porto, numa perspetiva da sua relação com a prática artística nacional e internacional;
> Estimular a criação artística e os diálogos interdisciplinares;
> Contribuir para o desenvolvimento cultural do município e da região através da arte contemporânea;
> Fomentar o diálogo cultural entre parceiros e curadores a trabalhar no domínio da arte contemporânea, nos planos local, nacional e internacional.

Morada: 
Rua de D. Manuel II (Jardins do Palácio de Cristal). 4050-239 Porto

Horário: 
Terça a sábado 10h00 - 18h00
Domingo 14h00 - 18h00
Encerra à segunda e aos feriados

Contactos: 
+351 226 081 063
galeriamunicipal@cm-porto.pt